quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Até quando a criança deve acreditar no Papai Noel?

Seu filho já está ansioso pela chegada do Papai Noel? Pois saiba que, até os 7 anos, essa será uma espera comum na sua casa durante o mês de dezembro. A crença está relacionada à fantasia, tão comum às crianças dessa idade, como explica a psicóloga Márcia Ferreira. “Até os 5 anos não existe uma diferenciação muito clara do que é verdade e ficção. E é isso que dá vida aos rituais”, diz.

No entanto, não se espante se por volta desta idade seu filho começar a questioná-lo sobre o Papai Noel. “Eu sei que é o meu tio fantasiado!” ou dizer que ouviu dos primos ou dos irmãos mais velhos que o bom velhinho, na verdade, não existe, pode ser mais constante. “A partir dos 5 anos, as crianças ainda querem acreditar, mas já começam a perceber que o Papai Noel não vem em um trenó puxado por renas, e também questionam como seria possível uma única pessoa entregar presentes no mundo todo”, explica Márcia.

Ou seja, seu filho já começa a desvendar o mistério, mas no fundo, ainda aguarda o presente do Papai Noel. “Parar de acreditar é um processo pelo qual a criança passa naturalmente. Dificilmente os pais vão precisar contar para o filho que o bom velhinho não existe de verdade”, diz a psicóloga. Mas, e quando isso não acontece? Apesar de não ser freqüente, nesse caso os pais precisarão ajudar na descoberta. De acordo com a psicóloga, a partir dos 7 ou 8 anos, a noção de realidade da criança já está mais clara.


SITE Revista CRESCER

2 comentários:

Roberta "Mimi" disse...

Marcinha,
sabe que eu não faço questão de que meus filhos acreditem no Papai Noel? Eles gostam da figura do velhinho, acham legal, mas para eles é como se fosse um personagem de desenhos, eu não digo que é o Papai Noel que trás presentes. Vamos ver o ano que vem como eles estarão em relação a isso, e se eles quiserem acreditar, também não farei oposição.
Eles sabem que é o nascimento de Jesus, plantamos essa sementinha.
Beijoca e boa matéria,

Entre rosas e princesas disse...

Ro,
Também fazemos a mesma coisa. Aqui em casa a data é de Jesus. O nascimento de Jesus é o ponto chave do Natal. Não deixamos que o lado consumista do mundo encubra a principal razão do dia 25. Fazemos nossas orações, vamos à missa, ceiamos. Aqui em casa Jesus em primeiro lugar. Mas a magia do Papai Noel também paira no ar, sempre com a ressalva que não é ele a figura importante.
beijos Mimi.

Postar um comentário

Ao passar por aqui deixe seu incentivo, crítica construtiva, comentário, opinião, dúvida. Enfim seu recadinho que me alegrará e fará com que sempre procure postar coisas especiais.
Responderei por aqui mesmo, sempre.
Deixe o ender~eço do seu blog para que eu possa retribuir a visita!
Beijosssss

Blogger templates

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...